Acessibilidade

O site da Andef foi projetado e desenvolvido seguindo padrões e diretrizes de acessibilidade da W3C com o objetivo de facilitar a utilização do site pelo maior número de usuários com diversos tipos deficiências ou mobilidade reduzida. O uso do HTML5 de forma semântica e algumas 

Estrutura visual do site

A estrutura visual desse site é composta por cabeçalho, rodapé, uma coluna de conteúdo e uma barra lateral ao lado direito. No cabeçalho temos a logo da Andef com um link que leva para a página inicial, um campo de busca interna, o menu principal com submenu acessível por teclado, links para nossas redes sociais e botões para o conteúdo, alto contraste, fale conosco e um link que traz o usuário para essa página sobre acessibilidade.

O rodapé mostra também logo da Andef e links para redes sociais e a estrutura de páginas do site com uma exibição mais simplificada.

A primeira coluna mostra o conteúdo referente à página acessada menos no caso da primeira página que se trata de um resumo de várias áreas do site. 

A barra lateral contem widgets com resumos de algumas seções do site como galeria, eventos e últimas notícias além de um campo para assinatura de newsletters.

Alto contraste, aumentar e diminuir tamanho das letras.

Para melhorar a acessibilidade para pessoas com baixa visão, daltonismo ou outros, no too do site existe o botão "Alto contraste". Esse botão melhora a legibilidade do site removendo as cores de vários elementos mantendo assim um texto preto no fundo branco sem a necessidade de alterar a estrutura visual do site.

Nas páginas internas, onde o conteúdo exibe muito texto, existem dois botões para aumentar e diminuir o tamanho da letra no lado direito acima do conteúdo.

Navegação pelo Teclado.

O site foi preparado para ser navegado pelo teclado. O usuário pode passar por links, conteúdos e formulários com a tecla de tabulação ou utilizar alguns atalhos que estão listados abaixo:
  1. Em todas as páginas, teclando ALT + 0 chega-se à página inicial.
  2. Teclando-se ALT + 1 chaga-se ao conteúdo principal da página;
  3. Teclando-se ALT + a, chega-se ao topo do site.
  4. Teclando-se ALT + b, chega-se à busca interna do site.
  5. Teclando-se ALT + c, chega-se à barra lateral onde encontram-se widgets com resumos ou atalhos para outras páginas.
  6. Teclando-se ALT + d, chega-se ao rodapé do site.
O atalho Alt + tecla é padrão na maioria dos browsers com exceção do Firefox que utiliza Alt + Shift + tecla e para para browsers de sistema operacional Mac OS. Segue a baixo uma table com a relação das tecla de atalho para os browsers mais usados:
 
BrowserSistema OperacionalCombinação de teclas
Chrome LinuxAlt + tecla
Chrome Mac OS XControl + Option + tecla
Chrome WindowsAlt + tecla
FirefoxLinuxAlt + Shift + tecla
FirefoxMac OS XControl + tecla
FirefoxWindowsAlt + Shift + tecla
Internet Explorer 7WindowsAlt + tecla
Internet Explorer 8WindowsAlt + tecla
Internet Explorer 9WindowsAlt + tecla
SafariMac OS XControl + Option + tecla
SafariWindowsAlt + tecla
Em alguns casos, ao acessar um atalho, ele exerce a função de click. Em ouros casos, o browser só seleciona o elemento e o usuário tem que teclar "Enter" para acessar.
 
Ainda existem outros padrões e técnicas à serem utilizados e por isso vamos continuar trabalhando para aprimorar o acesso ao conteúdo do site à mais pessoas.