top of page

Nossa História

Fundada em 1981, a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) é considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência do Brasil e do Mundo. Por nossa sede, já passaram atletas paralímpicos de destaque nacional e internacional. Empregamos mais de 300 pessoas com deficiências em convênios com empresas públicas e privadas. Totalmente autossustentável desde 1989, a associação gera os recursos para a manutenção de todas as atividades.
Nossas ações demonstram que a inclusão não é apenas a utopia almejada, mas um sonho que se renova e se constrói a cada dia, em cada um dos seus mais de 800 mil atendimentos diretos, em cada pequena melhoria na qualidade de vida dos nossos usuários. Um sonho que é compartilhado com milhares de pessoas, que são atendidas pela Andef, por ano. Principal diferencial da atuação da instituição, a ousadia se revela na concretização do maior sonho: a construção do Complexo Esportivo e Social, em 2002, instalado em um terreno de 42 mil m2, o maior Centro de Treinamento voltado para pessoas com deficiência na América Latina.
A metodologia de trabalho da Andef é organizar as atividades da instituição em eixos temáticos: mercado de trabalho, saúde, educação, assistência social, escolarização, esportes comunitários ou paralímpicos, cultura, formação profissional, entre outros. Complementares e interligadas, as áreas técnicas partem do indivíduo como um todo, atuando de maneira articulada para elevação de seu nível de bem-estar, autonomia e interação social.

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.

Nossa Missão

Contribuir para a construção de uma sociedade que efetive os direitos das pessoas com deficiência, oportunizando experiências exemplares de inclusão.

atleta paralímpico sem as mãos, correndo na pista de atletismo
Our Mission
crianças e fisioterapeutas na sessão de fisioterapia

Visão 

Superar a expectativa da sociedade em relação às organizações de pessoas com deficiência, pela disseminação do exemplo de excelência

técnica e autos- sustentabilidade. 

Valores

Ética e transparência: orientam a nossa atitude como organização.

Equidade e diversidade: fundamentam a democracia que defendemos e nos dedicamos a construir.
Direito e dignidade: representam as transformações que almejamos.
Compromisso: elo que nos une a comunidade, usuário e parceiros.

protesto pelos direitos das pessoas com deficiência em Brasília

 Veja nossos Projetos 

bottom of page