Mercado de Trabalho

Geração de Emprego e Renda

Um dos motivos pelos quais a Andef foi fundada no ano de 1981 foi o fato da fundadora da instituição, Tania Rodrigues, ter ficado responsável pela banca de empregos no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU. Desde então, a Geração de Emprego e Renda tem sido um dos principais objetivos da Andef enquanto organização. Ou seja, mostrando a qualidade e eficiência da prestação de serviços por profissionais com deficiência, a sociedade seria transformada. Nos primeiros anos, a Andef realizou diversos eventos para sensibilizar os empresários e a sociedade da força de trabalho das pessoas com deficiência.

A grande mudança começou a aconteceu a partir do ano de 1989, quando a Andef deu início ao programa de contratação de portadores de deficiência por si própria, com administração de postos telefônicos da Telemar (antiga Telerj), empregando 20 profissionais com deficiência, no posto telefônico de Niterói, situado no Centro.

A gestão profissional empreendida pela associação, superou as expectativas do contratante, o que levou a empresa a entregar a Andef a administração de novos postos além da distribuição de fichas telefônicas, com a Andef se transformando na maior distribuidora de fichas telefônicas do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto da Andef com a Telemar foi a vitrine para que outras empresas vissem o potencial das pessoas com deficiência no desempenho de suas funções no mercado de trabalho. De 1989 para cá, outros convênios foram celebrados e centenas de pessoas com deficiência tiveram espaço garantido no mercado de trabalho, todos com carteira assinada e com os direitos trabalhistas respeitados.

Em 2014, atingimos a marca de 25 empresas conveniadas, onde cerca de 800 colaboradores com deficiência desempenham diferentes funções.

Nossos parceiros de geração de emprego e renda:

Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ)
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Central (Secretaria de Transportes)
Procuradoria Geral da República (Rio de Janeiro)
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Secretaria de Estado de Fazenda
Secretaria de Estado de Obras
SUDERJ (Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do RJ)