top of page

GRUPO DE DANÇA INCLUSIVA

CORPO EM MOVIMENTO

Logo do corpo em movimento

Inclusão e arte através da dança

Uma das principais companhia de dança do Brasil, o grupo de dança inclusiva Corpo em Movimento foi criado na ANDEF, em 1999. Na formação inicial do grupo, o renomado bailarino Carlinhos de Jesus aliou-se aos dançarinos e desenvolveu uma série de coreografias especialmente desenvolvidas para bailarinos com deficiência e sem deficiência.

Composto por bailarinos com e sem deficiência, a Companhia tem por objetivo primordial mostrar que o impossível não existe quando falamos de arte, proporcionando uma imagem diferente da pessoa com deficiência, que permita um redimensionamento social dos seus próprios corpos, reduto maior da estima e do preconceito. O grupo tem papel fundamental na política da ANDEF de conscientização social sobre a potencialidade da pessoa com deficiência, contribuindo de forma eficaz para a quebra de estigmas.

 

A Companhia Corpo em Movimento já se apresentou em importantes eventos, entre eles: Jogos Paralímpicos de Sydney 2000, Jogos Parapan-americanos Rio 2007, Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Final da Copa das Confederações 2013, abertura, encerramento e intervalo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Rock in Rio em 2017, são algumas das principais apresentações. Já participou em diversos programas e reportagens, o mais recente foi no Encontro com Fátima Bernardes em 2017, onde podemos se apresentar e falar um pouco sobre nosso trabalho.

 

Temos uma curta metragem que fala sobre a nossa história, produzido pela Lúcia Barata, que vem conquistando prêmios internacionais, como o primeiro lugar no Festival de Cinema da Indonésia e como melhor filme no festival de filmes NY nos EUA; nossa gestora, fundadora e coreógrafa, Camila Rodrigues, já é reconhecida como personalidade do ano na Indonésia e nosso trabalho não para de crescer.

Ao longo dos 18 anos de existência, o Corpo em Movimento produziu quatro espetáculos dos quais se destacam:

  • No ano de 2009, o grupo estreou no mês de setembro no Teatro Municipal de Niterói o seu 2º Espetáculo “Brasilidades - 10 anos de Corpo em Movimento”, no espetáculo o Grupo reuniu as pesquisas coreográficas realizadas ao longo da trajetória com ritmos brasileiros, como afro, samba e dança de rua.

  • No ano de 2013, foi à vez do espetáculo Cinema Autoral, que apresentou coreografias com músicas de trilhas sonoras de filmes com histórias. O espetáculo foi apresentado em 3 Estados e na Cidade de Niterói no Teatro Municipal foi recorde de público nas duas apresentações realizadas.

  • E no ano de 2016, aproveitando que o Rio de Janeiro foi a Cidade Olímpica e Paralímpica o Corpo em Movimento, estreou o espetáculo Brasil Brasileiro. Com acrobacias, técnicas aprimoradas e leveza, no palco acontece um encontro cultural, onde os ritmos brasileiros se unem aos ritmos cariocas se transformando em uma grande festa.

Nosso Público estimado em 2017 foi de 704.690 pessoas em nossas apresentações, sem contar o público televisionado.

Para mais informações clique no link abaixo que dá acesso ao nosso site, contendo o contato para shows, apresentações:

Corpo em Movimento
logo andef obras
Esporte

Esporte Performance

O Projeto Loterj Esporte Performance começou na instituição no ano de 2009, quando foi assinado o primeiro contrato de patrocínio com a Loterj e o Rio Solidário. Desde então, os mais de 200 atletas paralímpicos em 13 modalidades já conquistaram inúmeras medalhas em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. A Andef desenvolve 04 modalidades esportivas para pessoas com deficiência e os treinamentos são realizados de forma sistemática em períodos definidos pelos técnicos. As modalidades oferecidas pela Andef são:

Atletismo

Basquetebol em Cadeira de Rodas

Halterofilismo

Natação

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.

bottom of page