Corpo em Movimento

Corpo em Movimento: inclusão e arte através da dança

Uma das principais companhia de dança do Brasil, o grupo de dança inclusiva Corpo em Movimento foi criado na Andef em 1998. Na formação inicial do grupo, o renomado bailarino Carlinhos de Jesus aliou-se aos dançarinos e desenvolveu uma série de coreografias especialmente desenvolvidas para bailarinos com deficiência e sem deficiência.

Ao longo da história, a Companhia Corpo em Movimento já se apresentou em importantes eventos, entre eles: Jogos Paralímpicos de Sydney 2000, Jogos Parapan-americanos Rio 2007, Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Final da Copa das Confederações 2013, são algumas das principais apresentações. Em 2013, as duas apresentações no espetáculo Cinema Autoral

Composto por bailarinos com e sem deficiência, a Companhia tem por objetivo primordial mostrar que o impossível não existe quando falamos de arte, proporcionando uma imagem diferente da pessoa com deficiência, que permita um redimensionamento social dos seus próprios corpos, reduto maior da estima e do preconceito. O grupo tem papel fundamental na política da Andef de conscientização social sobre a potencialidade da pessoa com deficiência, contribuindo de forma eficaz para a quebra de estigmas.

Ao mesmo tempo, sua composição mista sugere uma reflexão sobre os caminhos de inclusão deste segmento, para que a sociedade de um modo geral possa respeitar as diferenças, desfrutando de toda arte mostrada pelos dançarinos do grupo com ritmo, suavidade, beleza e plasticidade.