top of page

Mercado de Trabalho

Geração de
Emprego e
Renda

foto funcionário da andef trabalhando com restauração de livros

Um dos motivos pelos quais a Andef foi fundada no ano de 1981 foi o fato da fundadora da instituição, Tania Rodrigues, ter ficado responsável pela banca de empregos no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU. Desde então, a Geração de Emprego e Renda tem sido um dos principais objetivos da Andef enquanto organização. Ou seja, mostrando a qualidade e eficiência da prestação de serviços por profissionais com deficiência, a sociedade seria transformada. Nos primeiros anos, a Andef realizou diversos eventos para sensibilizar os empresários e a sociedade da força de trabalho das pessoas com deficiência.

Motivada pela necessidade de alavancar os recursos necessários ao seu funcionamento, em 1989, criamos o embrião de uma área de negócios. Sem perder o foco na missão diversificamos as áreas de prestação de serviços e fornecimento de mão-de-obra para empresas públicas e privadas, chegando a empregar simultaneamente no mercado formal cerca de 800 profissionais com deficiência, fazendo da Andef isoladamente o maior programa nacional de inclusão produtiva desta população. 

Redistribuímos algo em torno de 100 milhões de reais em forma de salários, benefícios e encargos sociais, transformando os usuários dos programas sócio assistenciais em contribuintes e consumidores. 
Aplicamos os superávits financeiros para promover os direitos das pessoas com deficiência, prioritariamente nas seguintes frentes: 

1. Participar ativamente na criação de leis federais e suas respectivas normatizações, da Constituição e do primeiro tratado internacional ratificado pelo Brasil com força constitucional, a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; 

2. Atuar em 35 agendas estratégicas como mobilidade urbana, seguridade social e previdência, regime tributário, reserva de cotas no mercado de trabalho público e privado, primazia de atendimento, adaptação de transportes públicos, garantia de renda mínima, arte, dança, cultura, moda, lazer, estética, direitos reprodutivos e de gênero, etc. 


3. Fomentar, financiar, capacitar e organizar o Sistema Nacional de Esportes Para Pessoas com Deficiência, incluindo seu órgão gestor máximo, o Comitê Paraolímpico Brasileiro; 

4. Criar e implementar nacional e internacionalmente modalidades esportivas, como o futebol de amputados que tem no nosso atual presidente seu jogador número 1 e se tornou praticado em mais de 20 países pelo mundo; 

5. Construir e, desde 2003, manter em funcionamento o primeiro Centro de Treinamento de Atletas Paraolímpicos do Brasil

Nossos parceiros de geração de emprego e renda:

- ALERJ
- BANCO DO BRASIL
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - CAU/RJ
- CEASA
- DRM-RJ - SERVIÇO GEOLÓGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro
- SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RIO DE JANEIRO
- SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO RJ
- SECRETARIA MUNICIPAL DE  FAZENDA E PLANEJAMENTO - SMFP - RIO

Foto das funcionarias do RH e Financeiro da andef

PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO

DE PRÉ-CADASTRO ABAIXO 

formulário

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.

bottom of page