17 de Novembro - Dia Nacional de Combate a Tuberculose
Conscientizar o público sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose, são os objetivos da data que marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença.
.
Transmissão:
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos.
Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva e que não esteja em tratamento, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
.
Sintomas:
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
– febre vespertina;
– sudorese noturna;
– emagrecimento;
– cansaço/fadiga.
Tratamento:
O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Além da construção do vínculo entre profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a observação da ingestão dos medicamentos pelo paciente, sob a observação de um profissional de saúde ou outros profissionais capacitados.
.
.
Fonte: Ministério da Saúde
Comments