top of page
Buscar

Março Azul-Marinho: Mês de Prevenção ao Câncer Colorretal

  • Foto do escritor: Andef Niterói
    Andef Niterói
  • 20 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura


O mês de março é identificado com a cor azul-marinho e reconhecido como o mês de conscientização ao câncer colorretal, que são tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto.


O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável, quando detectado precocemente, e quando ainda não atingiu outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção precoce e a remoção dos pólipos antes de se tornarem malignos.


Esse tipo de câncer tem incidência crescente no país, com a estimativa de 40.990 casos novos por ano, sendo acometidos 20.520 homens e 20.470 mulheres. O câncer colorretal é o segundo mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama, e o terceiro mais comum entre homens, logo após as neoplasias de próstata e pulmão, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Existem alguns fatores que aumentam o risco para o câncer colorretal. São eles:


Idade maior ou igual a 50 anos;

Sobrepeso e obesidade;

Alimentação pobre em frutas, legumes, verduras e cereais integrais;

Consumo de carnes processadas e ingestão excessiva de carne vermelha;

Baixa ingestão de cálcio;

Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;

História familiar de câncer colorretal;

Doenças inflamatórias do intestino (retocolite ulcerativa e doença de Crohn).


Fonte: Teles Saúde


 
 
 

Comments


Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.

andef 42 anos.png

E-mail: andef@andef.org.br

Telefone: 21 3262-0050 

Endereço: Rod. Prefeito João Sampaio

4830 - Rio do Ouro - Niterói - R.J

Cep.: 24.330-000
Horário de Funcionamento
:
De segunda a sexta - Das 09h às 18h.

Associação Niteroiense
dos Deficientes Físicos
bottom of page