Buscar
  • Andef Niterói

NÃO SÃO PRIVILÉGIOS, SÃO DIREITOS!!!


Esses DIREITOS existem e não são por conveniência ou privilégio. Todos eles visam minimizar os efeitos de uma sociedade, desigual, capacitista e não inclusiva.

✅ As vagas reservadas existem porque precisamos de mais espaços para descer com as órteses, próteses, cadeira de rodas, ou com qualquer instrumento que nos auxiliam na locomoção; essas vagas geralmente, elas são próximas dos estabelecimentos e edifícios, facilitando assim o acesso aos mesmos.

⠀✅ Os banheiros acessíveis possuem mais espaço para circulação da cadeira de rodas, e possuem aparatos, como barras de apoio por exemplo, que auxiliam na utilização plena, segura e com autonomia do mesmo.

✅ A isenção do IPVA existe para tentar compensar os gastos obtidos com as adaptações dos veículos.

✅ O BPC, que não é para toda pessoa com deficiência, existe para tentar suprir os gastos que as mesmas têm com, fraldas, compra e consertos de órteses, próteses, tratamentos, remédios (se necessário), e etc.

✅ A fila preferencial existe para que as pessoas com deficiência, neste caso, não fiquem muito tempo pé ou para reduzir o tempo em público para, por exemplo, esvaziar a bolsa de colostomia.


✅ Todos os outros direitos também existem como uma tentativa de promover a equidade! Portanto entendam e parem chamar esses direitos de privilégios e vantagens.


Fonte: @janeladapatty

#andef#andefniteroi#niteroirj#rj#direitospcd#pcd#cadeirante#leidecotas#deficiencia#capacitismo#acessibilidade#lbi

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo