top of page
Buscar
  • Andef Niterói

Por quê existe o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil?


23 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil


O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).


Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).


Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil em 2017.


Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.


A data foi instituída com os seguintes objetivos:


– estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil;

– promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer;

– apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer;

– difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer infantil;

– apoiar as crianças com câncer e seus familiares.


Data instituída pela Lei nº 11.650/2.008


Fonte: Ministério da Saúde


#andef#andefniteroi#cancer#cancerinfantil#infantil#criança#crianças#crianca#inclusao#acessibilidade#tratamento#reabilitação#medicina#medico

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page