Foto funcionario da andef restaurando livros
foto de funcionario da andef restaurando livros

Nosso mais novo negócio social

Higienização

Restauração 

de acervo

Higienização

No nosso mais novo negócio social os colaboradores com deficiência, são da área intelectual e, exercem a função de higienizadores e restauradores, monitorados por equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psicopedagoga, bibliotecária, bacharel em artes, restauradores, técnicos de conservação, arquivistas e museologo.

Desde 2018 somos, responsáveis pela higienização e restauro do acervo da biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil .
 

Atividade desenvolvida para remoção de sujidades utilizando trinchas especiais passando no livro por inteiro, nas capas, folha a folha, deixando o livro  livre de resíduos que possam afetar a integridade da obra e a saúde dos pesquisadores.     

Restauração

Este procedimento abrange técnicas de restauração com o objetivo de solucionar várias degradações em livros e documentos tais como; rasgos, perdas de partes originais,  manchas  e acidez. 
A equipe Andef realiza procedimentos de banhos para remoção de acidez ou banhos de clareamento, técnicas estas responsáveis por aumentar o tempo de sobrevida da obra.

Encadernação

Procedimentos que tem como objetivo manter a integralidade dos livros englobando costuras de folhas, confecção de novas capas que permitem uma boa experiência de paginação da obra.

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.