top of page

Vídeos

Pelé e os Paralímpicos

Entrevista do João Batista, 1º Presidente do CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro e atual presidente do CBCP - Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos ao Canal Paradesporto, contando a história do nosso esporte paralímpico. São 5 episódios, vale apena conferir! Vídeo 1 - O esporte antes da fundação do CPB. Vídeo 2 - Pelé e os paralímpicos. Vídeo 3 - Aproximação da PCD com a sociedade. Vídeo 4 - As leis que beneficiariam nosso esporte e a PCD Vídeo 5 - Profissionalização do comitê Paralímpico Brasileiro.

O esporte antes da fundação do CPB

Entrevista do João Batista, 1º Presidente do CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro e atual presidente do CBCP - Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos ao Canal Paradesporto, contando a história do nosso esporte paralímpico. São 5 episódios, vale apena conferir! Vídeo 1 - O esporte antes da fundação do CPB. Vídeo 2 - Pelé e os paralímpicos. Vídeo 3 - Aproximação da PCD com a sociedade. Vídeo 4 - As leis que beneficiariam nosso esporte e a PCD Vídeo 5 - Profissionalização do comitê Paralímpico Brasileiro.

Movimento - Andef

Filme feito pela Andef nos anos 90.

Fechando nosso 2021 com gratidão! Feliz 2022!

Nossos amigos e colaboradores desejam a todos um Feliz 2022!

21 de dezembro - Dia Nacional do Atleta

A data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por profissão, por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida. . E nesta data queremos trazer alguns depoimentos dos nossos atletas como forma de homenagear e ressaltar a importância do incentivo ao esporte. . Um atleta pode ser também quem pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc. . Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e Roma, em manifestações esportivas e disputas. . Os Jogos Olímpicos, uma série de competições de jogos e esportes, que acontece de quatro em quatro anos, reúnem os melhores atletas do mundo, que competem por medalhes de ouro, prata e bronze. . O Brasil sediou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Verão em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. . Origem do Dia do Atleta Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, através do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, como forma de honrar os atletas brasileiros que com empenho e dedicação representam o país em competições e elevam a nossa bandeira no mundo.

03 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. . A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. . O Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. . As deficiências são classificadas em: Deficiência física; Deficiência visual; Deficiência auditiva; Deficiência intelectual; Deficiência múltipla. A LBI - Lei Brasileira de Inclusão - (antigo estatuto da pessoa com deficiência) foi instituído pela Lei nº 13.146, de 6 de julho 2015, com o intuito de promover o direito à inclusão de forma igualitária para que o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais sejam assegurados. . Somos 15% por cento da população mundial... NÓS SOMOS ANDEF!

Gratidão é a nossa palavra!
Grupo de Solidariedade Andef

Nós da ANDEF ( ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DOS DEFICIENTES FÍSICOS) com o apoio e a colaboração de vocês fazemos mais essa Campanha de Solidariedade. ❤️ . Juntos 💪🏼 ajudamos diversas famílias que neste momento tanto precisam!

Live do CBCP #18, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com João Bentim, ex Presidente da Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com João Bentim, ex Presidente da Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas, está imperdível! .

Olha só esse currículo: 

⁃ Sócio da Voizin (oficina especializada em restauração de carros antigos)

⁃ 1986 ficou tetraplégico durante um Rally de carros antigos

⁃ 1994 entra para a natação e basquete em cadeira de rodas do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP)

⁃ 1997 foi eleito Presidente do CPSP, onde chegou a desenvolver 12 modalidades paralímpicas, gerenciando cerca de 300 atletas

⁃ Idealizador do Troféu Sérgio Del Grande ⁃ 2017 sofreu um AVC que o forçou a se retirar das atividades.

Feliz Dia das Mães! 

Nossa singela homenagem a todas as mães dos nossos pacientes, todo o nosso carinho e admiração a vocês! ♡

Dia 29 de abril, é o Dia Internacional da Dança

Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas. Com esta data viemos homenagear a nossa companhia de dança inclusiva: Corpo em Movimento! Um trabalho incrivelmente sensível, tocante e artístico! . @corpoemmovimentoandef @camilaandef .

Live do CBCP #17, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Prof. Dr. Alberto Martins da Costa

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Prof. Dr. Alberto Martins da Costa.

Olha só esse currículo:

• Professor de Educação Física, formado pela Universidade Federal de Uberlândia.

• Mestre em Ciência da Educação Física, Medicina Esportiva e Pedagogia do terceiro Mundo pela Universidade de Frankfurt - Alemanha

• Doutor em Educação Física e Esportes Adaptado, pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas.

• Chefe da Delegação Paralímpica Brasileira em vários campeonatos mundiais e Parapanamericanos.

• Chefe da Delegação Paralímpica Brasileira nas Paraolimpíadas de Sydney, 2000; Atenas 2004; Pequim 2008 e Tóquio 2021

• Diretor Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro – A partir de abril de 2017

Live do CBCP #16, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Clodoaldo Silva, o Tubarão das piscinas

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Clodoaldo Silva, o Tubarão das piscinas!! 

✅ O primeiro ídolo do esporte Paralímpico brasileiro;

✅ Em cinco Paralimpíadas foram:

🥇 Seis ouros; 🥈 Seis pratas; 🥉 Dois bronzes.

✅ Foi o cara que pôs “fogo no Maracanã”: acendendo a pira dos Jogos Rio 2016;

✅ Além disso tudo nosso convidado é palestrante, apresentador, comentarista, consultor em acessibilidade e inclusão e colunista do portal UOL.

Live do CBCP #15, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Campeão Paralímpico André Brasil e a Classificadora Funcional de Natação e Fisioterapeuta Tatiana Caparelli

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com André Brasil e a Classificadora Funcional de Natação e Fisioterapeuta Tatiana Caparelli. 

Se liga nesses currículos:

 André Brasil Campeão paralímpico considerado inelegível para o esporte pelo IPC depois de 14 anos de carreira

- Ídolo paralímpico do Brasil

- 14 pódios paralímpicos

- 32 conquistas mundiais

- 21 medalhas em Parapan-americanos

- Reclassificado em abril de 2019

- Entrou com uma ação, juntamente com o CPB, contra a decisão do IPC na justiça comum da Alemanha e teve negativa no pedido.

* Iniciou a pratica do esporte na ADM Pernambuco

* Participou de 4 edições de Jogos Paralimpicos - 1984, 1988, 1992 e 1996

* Medalhista de Bronze nos Jogos de Seul em 1988

* Foi atleta da Sadef

Tatiana Caparelli Fisioterapeuta, proprietária da Fisio Action, classificadora Funcional de Natação desde 2001, ex técnica seleção Paralímpica brasileira de natação, técnica nas Paralimpiadas de 2004, fazendo parte da seleção de Natação em Parapanamericanos e mundiais.

Live do CBCP #14, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Roberto Silva Ramos, o Robertão

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Roberto Silva, além de Bacharel em Ciências Contábeis,  iniciou sua vida desportiva em 1971 no Clube dos Paraplégicos do Rio de Janeiro e participou dos Jogos Paralímpicos de 1972, 1976, 1980 e 1988.

Live do CBCP #13, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Iranilson Silva, o Tita

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Iranilson Silva, o Tita. Olha só esse currículo:

* Iniciou a pratica do esporte na ADM Pernambuco

* Participou de 4 edições de Jogos Paralimpicos - 1984, 1988, 1992 e 1996

* Medalhista de Bronze nos Jogos de Seul em 1988

* Foi atleta da Sadef

Live do CBCP #12, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Steven Dubner, um dos fundadores da ADD - Associação Desportiva para Deficientes

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Steven Dubner, um dos fundadores da ADD - Associação Desportiva para Deficientes, Se liga nesse currículo: 

📌Palestrante Internacional, já realizou + de 3.000 palestras no Brasil e no Exterior

📌 Atuou no Comite Paralimpico e na CBBC - Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas .

www.stevendubner.com.br

Live do CBCP #11, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Alessandro Tosim, Treinador da Equipe Masculina de Goalball

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Alessandro Tosim, Treinador da Equipe Masculina de Goalball, modalidade que está classificada para os Jogos de Tóquio. Vem saber tudo sobre esse esporte e sobre a preparação da delegação brasileira.

Dá uma espiadinha no currículo da fera:

- Doutor em Educação Física pela Unicamp

- Treinador da Equipe Masculina de Goalball:

- Bicampeão Mundial 2014 e 2018

- Tricampeão Jogos Parapanamericanos 2011, 2015 e 2019

- Medalha de Prata Jogos Paralimpicos de Londres 2012

- Bronze nos Jogos Paralimpicos Rio 2016

- Eleito melhor treinador esportes coletivos pelo Comite Paralimpico Brasileiro em 2012, 2014 e 2018

Live do CBCP #10, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Teofilo Jacir de Faria

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Teofilo Jacir de Faria, um dos primeiros arbitros do Basquetebol em cadeira de rodas.

Live do CBCP #9, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Antonio Menescal

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Antonio Menescal, se liga nesse currículo:

✅ Professor aposentado do Instituto Benjamin Constant

✅ Ex-Diretor Técnico, Secretário Geral e consultor do CPB ✅ Autor do Livro Memória Paralímpica

✅ Ex- Diretor Técnico e Secretário Geral da ABDC/CBDC e da International Blind Sports Federation / IBSA

Live do CBCP #8, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Beth Mattos

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Beth Mattos se liga nesse currículo:

✅ Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1981);

✅ Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984);

✅ Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994);

✅Doutora em Neurociências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001);

✅Foi docente da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo de 1992 até 2017, quando se aposentou;

✅ Atua na área da Educação Física Adaptada, no Esporte Adaptado e com História do Esporte;

✅ Foi técnica de natação do Clube dos Paraplégicos de São Paulo de 1988 até 2001. (Continuou colaborando com o Clube em diversas funções até 2016).

✅ Atuou como Diretora de Natação da ABRADECAR de 1992 a 1998;

✅ Foi a Chefe de Classificação do Comitê Paraolímpico Brasileiro de 1996 a 2001.

Seus trabalhos têm sido direcionados para área do Esporte e Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Adaptada, Natação, Natação Adaptada, Esporte Adaptada e História do Esporte.

Live do CBCP #7, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Mario Sérgio Fontes

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Mario Sérgio Fontes se liga nesse currículo:

✅ Jogos Paralímpicos de 1984 em New York,

✅Jogos Paralímpicos de Seul 1988,

✅Graduado em Educação Fisica.

Live do CBCP #6, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Celby Rodrigues

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Celby Rodrigues se liga nesse currículo:
✅Mestre em Bioética
Profissional de Educação Física e Economista

✅Especialista em Educação Especial e Treinamento Desportivo

✅Docente - Titular das Disciplinas de Educação Física Especial e Atletismo dos Cursos de Educação Física do ISECENSA (institutos Superiores de Ensino do CENSA)

✅Vice Presidente da FEERJ e FEURJ (Esportes Estudantil e Universitário)

Live do CBCP #5, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Gilson Ramos, o "Doinha"

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Gilson Ramos, o "Doinha", Estão garantidas histórias incríveis, gargalhadas e muito sobre uma das modalidades mais queridas do esporte paralímpico: o Basquete em Cadeira de Rodas.

Live do CBCP #4, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Dr. Roberto Vital e Tia Zaíra

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Dr. Roberto Vital e Tia Zaíra, São mais de 40 anos dedicados aos cuidados da saúde dos atletas paralímpicos. Eles são testemunhas de muitos acontecimentos e têm muitas histórias pra contar.

Live do CBCP #3, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com Rivaldo Araújo

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com o Rivaldo Araújo, que tem muitas, interessantes e desconhecidas histórias de pessoas que militam no movimento do esporte das pessoas com deficiência.

Live do CBCP #2, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com a multimedalhista dos jogos paralímpicos de 1984.

O CBCP continua realizando uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo dessa vez foi com Miracema Ferraz, multimedalhista dos jogos paralímpicos de 1984.

Live do CBCP #1, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, com a medalhista paralímpica Ádria Santos

O CBCP realizou a primeira de uma série de conversas com atletas que escreveram a história do esporte das pessoas com deficiência no Brasil. O papo de ontem foi com a multimedalhista Ádria Santos, vale a pena conferir!

Campeão - Tema da Delegação Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Sydney em 2000

Pouco mais de 20 anos atrás, o Brasil voltava dos Jogos Paraolímpicos de Sidney trazendo na bagagem 22 medalhas, 6 delas de ouro. O resultado deu ao Comitê Paraolímpico Brasileiro a oportunidade de ser inserido no texto da Lei 10.264 de 2001 e a partir de então o recebimento de recursos das Loterias, o que nos levou a figurar entre os países de ponta do esporte paraolímpico mundial. Um dos momentos mais marcantes da Campanha de Sidney a canção “O Campeão” composta por Sergio Carrer, mais conhecido como Feio, e gravada pela Dupla Chitãozinho & Xororó, estimulou nossos atletas na busca das vitórias. Vale a pena conferir!!!!

Projeto Instituto Phi

Apresentação do Andef para o Instituto Phi para a realização da reforma da área da piscina, trazendo melhorias e conforto aos usuários da reabilitação.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 6 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 5 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 4 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 3 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 2 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Projeto Diferentes Talentos
Vídeo nº 1 - Libras e Legenda

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Esporte & Cidadania, o Projeto Diferentes Talentos beneficia 500 crianças e adolescentes da cidade de Niterói e municípios vizinhos em diversas atividades. Este projeto foi realizado em 2013.

Desde 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência

bottom of page