top of page
foto aérea da sede da andef

SEDE SOCIAL

1º Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil

A ousadia é uma das principais características das pessoas responsáveis pelo crescimento da Andef enquanto instituição que luta em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ao longo de seus 30 anos de existência, o grande sonho e desafio da Andef era oferecer aos usuários um local que tivesse como características: beleza arquitetônica, facilidades para o deslocamento das pessoas com deficiência, além de instalações esportivas e culturais com qualidade. Com a construção do Centro Esportivo e Social todas as atividades desenvolvidas puderam estar reunidas em um só lugar, para beneficiar não somente as pessoas com deficiência, mas também a comunidade, na perspectiva da tão sonhada inclusão.

Sonho em mente, credibilidade atestada por sua própria história, disposição e ousadia nas ações foram os ingredientes para a busca do terreno que pudesse receber as obras necessárias para a construção do 1º Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil. Para a Andef, faltavam os apoiadores que pudessem contribuir para que os projetos fossem tirados da prancheta. Depois de um ano de análise criteriosa sobre a capacidade de uma organização de pessoas com deficiência levar adiante um projeto grandioso, o Banco Nacional de Desenvolvimente Social (BNDES), em 11 de novembro de 1999, informa o reconhecimento do enquadramento do projeto para a construção da sede, através da liberação de recursos não reembolsáveis. O segundo imporante parceiro foi o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Projetos prontos, financiamento assegurado, chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. A própria Andef se encarregou de contratar um engenheiro, um mestre de obras e duzentos operários para se colocar de pé os prédios que fariam com que a Andef se transformasse em referência, não somente para o bairro e comunidade aonde se encontra instalada, mas também para os municípios que nos cerca, o estado do Rio de Janeiro, o Brasil e o Mundo. Foram dois anos preparando o terreno, levantando prédios e, finalmente, no dia 2 de abril de 2002, a sede da Andef foi inaugurada.

E uma das questões que mais orgulha a Andef é da relação que mantém com a comunidade e com todos aqueles que utilizam as instalações todos os dias. Todas as pessoas que se beneficiam das atividades ou visitam a instituição são multiplicadoras da potencialidade das pessoas com deficiência seja no esporte, educação, mercado de trabalho, enfim, na vida. Normalmente, quem chega à Andef pela primeira vez nunca imaginaria que iria se deparar com uma infraestrutura deste tamanho voltada às pessoas com e sem deficiência. Para a Andef, é motivo de muita alegria poder oferecer para pessoas com deficiência e também para a comunidade todas as atividades que realizadas na instituição. O que dá ainda mais orgulho é saber que tudo isso é mantido pelo suor e força do trabalho das mais de 700 pessoas com deficiência associadas à Andef.

Outro papel importante representado por nossas instalações se reflete na mudança do conceito de organização “coitadinha”, como eram vistas organizações de pessoas com deficiência para uma imponente sede com 42.000 m2, 26.000 de área construida. Como tudo que fazemos primamos pela qualidade, será preciso modernizar nossas instalações. Já iniciamos a fase de planejamento e confecção de projetos.

Nosso Hotel já passou por reformas e está recebendo com conforto os hóspedes, atletas com deficiência de alta performance que aqui se preparam para a conquista de medalhas que enchem de orgulho nosso país. Vamos construir uma nova piscina, com três raias olímpicas. O ginásio passará por obras, com a instalação de arquibancadas e piso em madeira flutuante. 

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.

bottom of page