Associação Niteroiense
dos Deficientes Físicos

E-mail: andef@andef.org.br

Telefone: 21 3262-0050

Endereço: Rod. Prefeito João Sampaio

4830 - Rio do Ouro - Niterói - R.J

Cep.: 24.330-000

Mercado de Trabalho

Geração de Emprego e Renda

Um dos motivos pelos quais a Andef foi fundada no ano de 1981 foi o fato da fundadora da instituição, Tania Rodrigues, ter ficado responsável pela banca de empregos no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU. Desde então, a Geração de Emprego e Renda tem sido um dos principais objetivos da Andef enquanto organização. Ou seja, mostrando a qualidade e eficiência da prestação de serviços por profissionais com deficiência, a sociedade seria transformada. Nos primeiros anos, a Andef realizou diversos eventos para sensibilizar os empresários e a sociedade da força de trabalho das pessoas com deficiência.

Motivada pela necessidade de alavancar os recursos necessários ao seu funcionamento, em 1989, criamos o embrião de uma área de negócios. Sem perder o foco na missão diversificamos as áreas de prestação de serviços e fornecimento de mão-de-obra para empresas públicas e privadas, chegando a empregar simultaneamente no mercado formal cerca de 800 profissionais com deficiência, fazendo da Andef isoladamente o maior programa nacional de inclusão produtiva desta população. 

Redistribuímos algo em torno de 100 milhões de reais em forma de salários, benefícios e encargos sociais, transformando os usuários dos programas sócio assistenciais em contribuintes e consumidores. 
Aplicamos os superávits financeiros para promover os direitos das pessoas com deficiência, prioritariamente nas seguintes frentes: 

1. Participar ativamente na criação de leis federais e suas respectivas normatizações, da Constituição e do primeiro tratado internacional ratificado pelo Brasil com força constitucional, a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; 

2. Atuar em 35 agendas estratégicas como mobilidade urbana, seguridade social e previdência, regime tributário, reserva de cotas no mercado de trabalho público e privado, primazia de atendimento, adaptação de transportes públicos, garantia de renda mínima, arte, dança, cultura, moda, lazer, estética, direitos reprodutivos e de gênero, etc. 


3. Fomentar, financiar, capacitar e organizar o Sistema Nacional de Esportes Para Pessoas com Deficiência, incluindo seu órgão gestor máximo, o Comitê Paraolímpico Brasileiro; 

4. Criar e implementar nacional e internacionalmente modalidades esportivas, como o futebol de amputados que tem no nosso atual presidente seu jogador número 1 e se tornou praticado em mais de 20 países pelo mundo; 

5. Construir e, desde 2003, manter em funcionamento o primeiro Centro de Treinamento de Atletas Paraolímpicos do Brasil

Nossos parceiros de geração de emprego e renda:

Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ)


Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ)

Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo

do Rio de Janeiro (CAURJ)

Departamento de Recursos Minerais (DRM)

Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA)

Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN)

Secretaria de Estado de Fazenda
 

Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM)

 

Loteria do Estado do Rio de Janeiro (LOTERJ)

Banco do Brasil

PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO

DE PRÉ-CADASTRO ABAIXO 

 

Desde de 1981 fazendo a diferença

na vida das pessoas com deficiência.