Buscar
  • Andef Niterói

01 de Outubro - Dia Mundial do Idoso


Além de homenagear as pessoas idosas, o objetivo da criação de uma data especialmente voltada à terceira idade é conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público. É uma oportunidade para exaltar as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável.


Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).


Com a conquista de longevidade pela população, a demanda por atenção e cuidados à essa faixa etária deve aumentar. Há previsão de que o número de pessoas com 60 anos ou mais que necessitem de cuidados prolongados mais que triplicará nas Américas nas próximas três décadas. Esses cuidados devem basear-se em abordagens integradas que ajudem as pessoas idosas a manter suas capacidades funcionais, diminuindo sua dependência e fortalecendo suas habilidades.


Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo