top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

08 de Abril - Dia Nacional do Braille


O sistema de impressão e escrita que revolucionou milhões de pessoas em todo o mundo foi criado em 1824. É verdade que hoje em dia a tecnologia chegou com muitas possibilidades aos deficientes visuais, como os audiobooks, computadores e smartphones que possibilitam a leitura de textos em voz alta. Mesmo assim, quem domina o idioma braile, tem mais autonomia e independência para viver e trabalhar.


Louis Braille quando tinha três anos, machucou o olho direito com uma ferramenta de seu pai, que fazia celas para cavalos. Aos 16 anos apresentou ao mundo o que se tornaria o que hoje conhecemos como sistema braille.


Atualmente, nas embalagens de medicamentos já é comum encontrar os pontos em relevo. Não só nelas, recentemente fizemos um post (leia mais aqui) falando sobre as tendências de utilização de braille, cada dia mais difundidas.


Em inúmeras escolas e bibliotecas em todo o país, livros estão sendo publicados em versão braile, com os famosos seis pontinhos em relevo. Assim, estudantes deficientes visuais, desde a infância, têm estudado lado a lado com seus colegas que enxergam. Tal inclusão, só foi possível graças a esse sistema revolucionário de comunicação.

.

.

Fonte: adv.com

.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page