top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

15 de Dezembro - Dia do Arquiteto



Nós escolhemos a data de hoje para falar de um assunto que é dúvida entre muitas pessoas, e a dúvida é tão grande que até vemos ela sendo praticada por grandes lojas de venda de materiais de construção e reforma.


Você sabe qual bacia sanitária é a correta para o banheiro acessível?


Quando realizamos uma pesquisa sobre “vaso sanitário acessível”, encontramos de forma recorrente as bacias com abertura frontal. Este modelo é normalmente utilizado em hospitais com a finalidade de facilitar a higienização da pessoa hospitalizada.

O termo “acessível” não deve ser associado ao vaso sanitário de abertura frontal, pois além de não constar na Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020), este modelo é capaz de causar desconforto e riscos de acidentes as pessoas com deficiência, como: as pernas ficarem presas na abertura frontal do vaso, desequilíbrio, deslocamento ou fratura dos membros inferiores e/ou até mesmo uma possível queda. Esta abertura frontal também pode interferir diretamente no uso do acento, pois uma vez que não há barreira neste espaço frontal, a urina pode vir a vazar, sendo assim acidentalmente espalhada pelo piso do banheiro, trazendo desconforto aos usuários e aumentando também o risco de quedas


Para as pessoas que precisam de auxílio na higienização ou que dependem de enfermeiros e cuidadores para isso, a abertura serve como passagem que facilita a limpeza. Como são utilizados em casos muito específicos, este modelo de vaso sanitário só deve ser instalado na residência (questões tratadas no ato da consultoria pré-projeto) de pessoas que se enquadram nestas condições ou em hospitais.





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page