Buscar
  • Andef Niterói

22 de setembro - Dia Nacional do Atleta Paralímpico


O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é comemorado em 22 de setembro.

Esta data visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

O objetivo também é pôr em evidência todas as pautas, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência.



Os atletas paralímpicos são aqueles que apresentam algum tipo de deficiência e que participam dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais.

Oficialmente, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir da Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.


A escolha desta data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi fundado em 22 de setembro de 1989.


Atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade a nível de desporto paralímpico, com excelentes atletas que são referências internacionais.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo