Andef Niterói
24 de Outubro - Dia Mundial de Combate a Poliomielite
A erradicação da poliomielite no mundo é um desafio internacional, já que a doença ainda acontece de forma endêmica em pelo menos dois países – Paquistão e Afeganistão –, o que aumenta o risco de algum continente ter um caso importado, e o vírus voltar a circular em regiões em que ele já foi eliminado. O Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas o último caso da doença foi registrado no País em 1989. Nos últimos cinco anos, no entanto, a baixa cobertura vacinal tem preocupado especialistas, que temem o ressurgimento não apenas da pólio, mas de outras doenças.
.
No Brasil, desde 2016, o esquema de vacinação contra a pólio disponível nas unidades básicas de todo o Brasil prevê três doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), aplicada por meio de uma injeção, no segundo, no quarto e no sexto meses de vida da criança. O reforço, que deve ser dado dos 15 aos 18 meses e também aos 5 anos de idade, é feito por meio da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP).
.
Mesmo fora dos períodos de campanha, os mais de 40 mil postos de saúde estão equipados para receber e vacinar em todo o País!
.
Não deixemos de cuidar dos nossos filhos, vacine-os!
.
Fonte: O Estadão
Comments