Buscar
  • Andef Niterói

25 de Outubro - Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo


25 de Outubro - Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo

.

O Nanismo é classificado como deficiência física, decorrente de condições genéticas, caracterizando-se pela baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. Essa condição, no Brasil, é reconhecida como deficiência física desde 2004.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.472 que estabelece 25 de outubro como “Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo”, objetivando conscientizar a sociedade para relações mais equânimes, oportunidades de trabalho com dignidade e construção de políticas públicas que assegurem a acessibilidade e a autonomia dessas pessoas.

O nanismo pode ser classificado em duas categorias distintas:

– Nanismo hipofisário ou pituitário: causado por distúrbios metabólicos e hormonais, em especial pela deficiência na produção do hormônio do crescimento ou por resistência do organismo à ação desse hormônio. É conhecido, também, por nanismo proporcional, porque o tamanho dos órgãos mantém a proporcionalidade entre si e com a altura do indivíduo.

– Acondroplasia: considerada uma doença rara, o tipo mais comum de nanismo desproporcional é uma síndrome genética que impede o crescimento normal dos ossos longos (fêmur e úmero, especialmente), porque acelera o processo de ossificação das cartilagens formadoras de ossos. Isso faz com que as diferentes partes do corpo cresçam de maneira desigual.

.

Independente de qualquer característica, uma condição do ser humano jamais o definirá como um todo.

.

Fonte: Ministério da Saúde

.

#andef #andefniteroi #acessibilidade #inclusao #acessibilidadeparatodos #inclusaoparatodos #pcd #pessoacomnanismo #nanismo

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo