top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

26 de Setembro - Dia Nacional da Pessoa Surda


O principal objetivo dessas datas (tanto sobre a conscientização da LIBRAS, quanto dia da pessoa surda) são datas comemorativas que propõem a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público. Os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros.

.

Na comunicação por Libras é utilizada a ‘datilologia’ – um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos. Nessa linguagem existem sinais para quase todas as palavras conhecidas. Para a execução dos sinais, usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.

.

A língua de sinais não é universal, sendo diferente de um país para outro e muitas vezes de uma cidade para outra, pois sofre variações de acordo com as peculiaridades regionais.

.

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.

.

Imagens: Blog Rodrigo Pimenta

Conteúdo: Ministério da Saúde

.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page