top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

3 de Novembro - Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher


'Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher' é comemorado em 3 de novembro; no DF, elas representam 54% dos eleitores

.

A data foi criada em 1930 – antes disso, as brasileiras não podiam eleger seus representantes, e os candidatos eram todos do sexo masculino e decididos de forma censitária – ou seja, dependia do poder aquisitivo.

A mudança foi aprovada pelo Senado, mas, com a Revolução de 1930 , as atividades parlamentares foram suspensas. Apenas em 1934 o Código Eleitoral eliminou essas ressalvas, no entanto, ele não tornava obrigatório o voto feminino, a obrigatoriedade só ocorreu em 1946.

Atualmente, as mulheres representam 52,6% dos eleitores no Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Distrito Federal, elas são 54% do eleitorado.

Celina Guimarães Vianna, foi a primeira mulher a votar no Brasil. A professora do Rio Grande do Norte pode votar antes mesmo do Código Eleitoral prever o direito.


Em 1927, assim que foi aprovada uma lei estadual que estabelecia a não distinção de sexo para o exercício do voto, Celina fez uma petição para que seu nome fosse incluído na lista de eleitores do estado. Ao receber um parecer favorável, ela apelou ao presidente do Senado Federal para que todas as mulheres tivessem o mesmo direito.


Celina não foi apenas a primeira eleitora do Brasil, como também pioneira na América Latina. Um ano depois, Luíza Alzira Soriano Teixeira se tornou a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina.


Ela venceu o pleito para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, Alzira perdeu o mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.

.

Fonte: G1

.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page