top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos

No dia 31 de agosto de 1981, no Ano Internacional da Pessoa Deficiente, instituído pela ONU, com a liderança da médica neurologista, Tânia Rodrigues, um grupo de pessoas com deficiência cria a Andef, com o objetivo de unirem esforços na busca da inclusão social da pessoa com deficiência.

Desde então, a Andef, Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, se tornou um marco em nosso País e no mundo, da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Hoje, após 38 anos de sua fundação, ficaria difícil enumerar tantos feitos alcançados, todavia não há como olhar para o presente, sem perceber todas as conquistas e mudanças, como na esfera política, através da formação de Comissões, da elaboração de Leis, Decretos, Emendas e toda mobilização social em prol de condições mais justas para às Pessoas com Deficiência.

Dentre tantos avanços, como não destacar o protagonismo da Andef na formação e no desenvolvimento do Paradesporto Brasileiro. Além de Niterói ter sido a primeira sede do Comitê Paralímpico Brasileiro, este, teve como primeiro presidente, João Batista Carvalho e Silva, hoje coordenador de gestores da Andef, e uma pessoa que teve um papel fundamental na criação de várias modalidades do esporte paralímpico brasileiro. A Associação também construiu, o maior Centro Paradesportivo da América Latina, e desde sua inauguração em 2002, neste local, também funciona a sede da Andef.

Na área de reabilitação, a Andef chegou a produzir num único ano, quase 800 mil atendimentos, para mais de 8 mil usuários. Neste mesmo ano, de 2014, na geração de emprego e renda, a Andef, através da construção de parcerias e criação de convênios com a iniciativa privada, e contratos com importantes orgãos governamentais, empregou mais de 900 pessoas e treinou outras 1.800, sendo com e sem deficiência, além de oportunizar cursos de profissionalização básica para mais de 3.800 pessoas.

No espectro cultural e de reabilitação, há 20 anos foi criado o grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento, sua fundadora Camila Rodrigues, hoje também coreógrafa e gestora do grupo, tornou o Corpo em Movimento, mundialmente conhecido, através de suas participações em Paralimpíadas, apresentações, premiações nacionais e internacionais.

Por essas e outras, todo esse legado da nossa Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, torna-se impossível de ser resumido e dificilmente será possível mensurar, todavia, continuaremos a construir histórias que sempre teremos o maior orgulho de contar!



304 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page