top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

Dia 27 de junho - Dia Nacional do Vôlei



Dia 27 de junho é o Dia Nacional do Vôlei, e escolhemos esta data pra falar um pouco mais sobre o Vôlei Sentado. Uma modalidade paralímpica e que nos trouxe o bronze nas Paralimpíadas do Rio.

.


No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cadatime, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets tem 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

.

A representação verde e amarela estreou na disputa dos Jogos em Pequim 2008, apenas com a Seleção masculina, que terminou a competição em 6º lugar. Em Londres 2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros, com as Seleções (masculina e feminina) ficando em quinto lugar. Entretanto, o melhor resultado brasileiro veio no Rio 2016, com a conquista do bronze pela Seleção feminina.

.


VOCÊ SABIA?

O atleta iraniano Morteza Mehrzad, é o segundo homem mais alto do mundo, com 2,46m e superou as dificuldades da vida através do esporte e se transformou em um super astro do vôlei sentado.

.

.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page