top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

Eles Chegaram! Começa hoje a Copa dos Campeões 2022 de Rugby em Cadeira de Rodas.


Copa dos Campeões 2022

Último torneio do ano reúne os 6 melhores times de RUGBY em CADEIRA de RODAS do Brasil, de 7 a 11 de dezembro, na Andef, Niterói, Rio de Janeiro


Este ano a ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas - em parceria com os clubes filiados, ampliou seu calendário de competições com os Torneios Regionais, divido em 4 etapas: Sul, Paulista, Sudeste e Centro-Oeste. Conquistaram vaga para competir na Copa dos Campeões, que será disputada no Rio de Janeiro - na Andef (nota 2), os times vencedores regionais e os três primeiros colocados da 1ª divisão e o primeiro lugar da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.

O primeiro time a se classificar foi o Gladiadores, Curitiba (PR), como vencedor do Regional Sul, que aconteceu em Curitiba – PR. Na etapa Paulista, realizada no Centro Paralímpico, o time dos Gigantes, de Campinas (SP), ficou em primeiro em lugar e também garantiu sua vaga. Já na etapa Sudeste, disputada na Vila Olímpica de Mesquita, quem saiu vencedor foi o time do Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte (MG). O último a se classificar pelos regionais foi o BSB Quad Rugby, Distrito Federal, campeão na etapa Centro-Oeste, no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama.

O time da Adeacamp, de Campinas (SP), foi o campeão Brasileiro da 2ª divisão e o time do Santer Vikings, Rio de Janeiro (RJ), foi o segundo colocado da 1ª divisão. Ambos também se classificam para a Copa. Os times do Minas Quad Rugby e o Gladiadores, vencedores regionais, também foram respectivamente 1ª e 3º lugar no Campeonato Brasileiro, o que poderia abrir vaga para mais dois times. Mas para esse ano de estreias no calendário de competições da ABRC, segundo o presidente José Higino “vamos seguir com 6 times. A ideia é que em 2023 a Copa dos Campeões receba 8 equipes e que a classificação também seja disputada em mais etapas regionais”.

“A Copa dos Campeões será o nosso grande evento de final e ano, ela nasceu da ideia dos regionais”, explica o presidente da ABRC José Higino, que está no seu primeiro ano à frente da associação. “Uma das metas traçadas, por essa gestão, foi de ampliar o calendário esportivo, o que contribui com o aprimoramento de atletas e dos profissionais que fazem parte do Rugby em CR”, conclui Higino. Nesse contexto, a ABRC também promoveu, junto aos torneios, Clínicas de Capacitação Profissional com objetivo de formar uma equipe técnica qualificada para atender futuras demandas (nota 1).

Além disso, a distribuição dos locais dos jogos por região, segundo Higino “criou novos espaços para divulgação da modalidade, trouxe novos apoiadores e contribuiu para apresentar os benefícios que o esporte de alto rendimento traz no dia a dia da pessoa com deficiência”. Outro ponto positivo foi a oportunidade dos atletas de jogarem em casa, podendo ter na torcida familiares, amigos e a comunidade local, como afirma Júlio Braz, atleta do Minas Quad Rugby e morador de Mesquita, Rio de Janeiro, “foi muito bom ser vencedor na cidade onde nasci. Um orgulho trazer o rugby em cr para Mesquita, com o apoio da Secretaria de Esportes, e poder jogar com minha filha e esposa me assistindo”.

A Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas, tem entrada gratuita e acontece de 7 a 11 de dezembro, na Andef - Rod. Pref. João Sampaio, 4830 - Rio do Ouro, Niterói – RJ.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do Youtube da ABRC (https://www.youtube.com/c/ABRCRugby)


TIMES DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS CLASSFICADOS para COPA dos Campeões


Gladiadores Rugby CR (Curitiba-PR)

O time do Gladiadores Rugby CR, do técnico Marcelo Kamarowski, além de 3º colocado no Campeonato Brasileiro, foi o campeão do Torneio Regional Sul, sendo assim, o primeiro time a conquistar uma vaga na disputa na Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas.

O time traz no elenco o atleta colombiano Orozco e prometem fazer um belo campeonato. O Gladiadores conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná - ambos através da Lei de Incentivo ao Esporte – e também da Copel-Companhia Paranaense de Energia e da Coloplast Brasil.


O Gigantes, comandado pela técnica Ana Ramkrapes, conquistou sua vaga com a vitória no Torneio Regional – etapa Paulista. Eles trazem novos atletas e jogadores experientes, que já jogaram pela Seleção Brasileira de Rugby Em Cadeira de Rodas.

No elenco Gabriel Simplício (0.5) que jogou pelo Brasil no Mundial da Modalidade, em outubro, na Dinamarca, e o Thalys Jucá Silva o atleta mais jovem do campeonato.


Minas Quad Rugby (Belo Horizonte-MG)

O time mineiro, de Belo Horizonte (MG), foi o campeão do Torneio Regional Sudeste, disputado na Vila Olímpica de Mesquita, no Rio de Janeiro. Além disso, o Minas também é penta campeão Brasileiro, levando o título do Campeonato deste ano.

Estará em quadra o premiado atleta Júlio Braz, que mesmo integrando o time mineiro é morador de Mesquita (RJ). Ele já foi eleito o melhor atleta Paralímpico da Modalidade em 2016, 2017 e 2019. Também no elenco Davi Abreu que disputou o Mundial na Dinamarca. Destaque também para o técnico da equipe: Rafael Gouveia, atual técnico da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.


BSB Quad Rugby (Distrito Federal)

O BSB Quad Rugby garantiu sua vaga na Copa dos Campeões com a conquista do 1º lugar no Torneio Regional Centro-Oeste. Este ano, o time disputou o Campeonato Brasileiro na 1ª divisão, porém foi rebaixado para a 2ª divisão.

Na equipe o técnico Antônio Manoel, também coordenador de fomento da ABRC, e o atleta José Higino - elenco da seleção brasileira que disputou o Mundial deste ano e presidente da ABRC.


Os cariocas conquistaram sua vaga para a Copa com o título de vice-campeão Brasileiro. No Torneio Regional Sudeste, eles perderam para o time do Minas Quad Rugby, para quem também perderam o título de Campeão Brasileiro.

Os Vikings são comandados pelo técnico e atleta Junior Wirzma, que junto com Alex Patrick, Daniel Gonçalves e o premiado atleta Gabriel Feitosa disputaram o Mundial na Dinamarca, pela Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.


Adeacamp (Campinas, SP)

A história da Adecamp se me mistura com a do rugby em cr no Brasil. Um dos primeiros times do Brasil foi campeão por 4 anos seguidos, após um intervalo de suas atividades, ele volta para o cenário da modalidade, conquistando o título de campeão Brasileiro da 2ª divisão, garantindo não apenas a vaga para Copa dos Campeões como seu lugar na 1ª divisão.

O time do técnico Renan de Melo traz a única atleta do campeonato Mariana Costa e os atletas Paulo Amarante e Bruno Damaceno, que jogaram pelo Brasil no Mundial.


Programação Resumida

Tabela de Jogos



Galeria de Fotos


Fonte: https://rugbiabrc.org.br/

Instagram: @abrcquadrugbybrasil


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page