top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndef Niterói

Final de Semana tem Rugby em Cadeira de Rodas em Niterói


Chegou a hora do II Torneio Regional Sudeste de Rugby em Cadeira de Rodas. Venha vivenciar esse esporte de extrema adrenalina e coragem, nos dias 22 e 23 de julho, na Andef, em Niterói. As disputas serão entre os times Irefes Quad Rugby (ES), Minas Quad Rugby (MG) e Santer Rio (RJ).

Esse é o terceiro de um total de 5 torneios pelo Brasil que vão decidir as vagas para a Copa dos Campeões, no final do ano. Até o momento, o time Gladiadores, vencedor do Regional Sul, e Gigantes, pelo Regional Paulista. Os próximos serão o Regional Centro-Oeste (29 e 30 de julho) e o Nordeste (27 a 29 de setembro). Esse é o segundo ano dos torneios regionais, uma realização da ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e conta com o patrocínio da Keeggo. “O objetivo de incluir os torneios regionais no calendário da ABRC foi aumentar o volume de jogos no calendário anual, gerando mais possibilidades de treinos e entrosamento entre as equipe e com atletas mais experientes. Dessa forma contribuindo para elevar a qualidade do rugby em cr brasileiro”, conclui José Higino, presidente da ABRC.

Esse regional é um dos mais disputados reunindo os melhores atletas do Brasil e os rivais Minas Quad Rugby, campeão Regional e campeão Brasileiro de 2022, e o carioca Santer Vikings Rugby, campeão Brasileiro 2021. Ambas as equipes levarão seus times A e B. Essa competição veio para somar no nosso calendário e assim melhorar todas as equipes

Essa é a primeira vez que o Minas Quad Rugby leva um segundo time para o campeonato, “um passo importante em busca de uma renovação coletiva, não de só de atletas, mas de comissão técnica”, afirma Gustavo Cruz, técnico do time mineiro. “Muito importante para o Minas e para o rugby em geral, levar um segundo time, para gente conseguir revelação de novos atletas e mais pessoas envolvidas com a modalidade. Nem todos visam a carreira de atleta de alto rendimento, mas é fundamental essa renovação e oportunidades de aproximar as pessoas com o esporte. O regional tem uma característica de entrosamento, trazer atletas novos compondo com os mais experientes será um grande aprendizado”, explica Gustavo.

Jackon Lemos, técnico do Irefes, acredita que o regional Sudeste será importante para o entrosamento da equipe. “Vamos colocar a equipe em ritmo de competição e ainda vamos usar o regional para testar algumas situações táticas visando o campeonato brasileiro da 2ª divisão”, afirmou o técnico que trará mais dois atletas para passar pela classificação funcional.

O time representando o Rio de Janeiro, Santer Vikings Rugby, também virá com dois times e irá apresentar uma atleta para classificação. O técnico da equipe e atleta, Junior Wirzma, acredita que torneios como esse, em especial um mês antes do Campeonato Brasileiro, são um bom preparativo, pois “permite testar lines, avaliar o time na prática, dar rodagem para todos em quadra e observar os atletas e padrões”.

O evento é gratuito e aberto ao público e também será transmitido pelo canal do Youtube/ABRCRugby e os resultados estarão disponíveis na plataforma Sporti (https://plataforma.sporti.com.br/ABRC/campeonatos/2023-7-regional-sudeste). O endereço da Andef é Rod. Prefeito João Sampaio, 4830 - Rio do Ouro, Niterói - RJ


Tabela dos jogos do Torneio Regional Sudeste:

DIA 22/07 9:00 Minas B x Santer A 11:00 IREFES x Minas A 14:30 Santer A x Santer B 16:30 IREFES x Minas B 18:30 Minas A x Santer B DIA 23/07 8:00 Santer B x IREFES 10:00 Minas B x Minas A 12:00 Santer A x IREFES 14:00 Santer B x Minas B 16:00 Minas A x Santer A Cerimônia de encerramento




Andef em Niterói sedia torneio de Rugby em Cadeira de Rodas


O II Torneio Regional Sudeste de Rugby em Cadeira de Rodas, nos dias 22 e 23 de julho, na Andef, em Niterói, reunirá os times da região em busca do título de campeão e vaga na Copa dos Campeões.

Fundada em 1981, um dos motivos pelos quais a Andef foi fundada foi o fato da fundadora da instituição, Tania Rodrigues, ter ficado responsável pela banca de empregos no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU. Desde então, a Geração de Emprego e Renda tem sido um dos principais objetivos da Andef enquanto organização. Ou seja, mostrando a qualidade e eficiência da prestação de serviços por profissionais com deficiência, a sociedade seria transformada. Nos primeiros anos, a Andef realizou diversos eventos para sensibilizar os empresários e a sociedade da força de trabalho das pessoas com deficiência.


A Andef é referência nacional e na sua apresentação está “A maior instituição de pessoas com deficiência do Brasil”, além de aprimorar o mercado de trabalho para pcds, a instituição sedia vários eventos paralímpico, incentiva a arte inclusiva com o grupo Corpo em Movimento e desenvolve um Programa de Reabilitação Integrada (RPI).


O Programa de Reabilitação Integrada trata-se de uma metodologia que engloba alternativas inovadoras no processo de habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência, envolvendo um conjunto articulado de ações nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, visando à inclusão nas políticas públicas e de proteção social, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva na sociedade.


Fonte: https://www.andef.org.br/


INFORMAÇÕES SOBRE RUGBY

(Fonte Site da ABRC https://rugbiabrc.org.br/)

O rugby em cadeira de rodas é uma a atividade de alto rendimento e exige muito preparo físico de seus praticantes. Não faz distinção de gênero ou idade e pode ser praticado por pessoas paraplégicas, após passar por uma classificação funcional para saber se está apto à modalidade e o seu nível físico. Essa avaliação é feita por um profissional em Classificação Funcional capacitado pela ABRC, conforme as regras internacionais da WWR (World Wheelchair Rugby).

No Brasil a modalidade chegou em 2008. Além de abrir as portas para a inclusão, a modalidade oferece aos amantes dos esportes de grande contato físico a oportunidade de mostrar não só sua força, mas também sua velocidade, inteligência e agilidade, já que essas são as principais características do rugby em cadeira de rodas.



Contato ABRC:

Thelma Vidales, Coordenação de Comunicação

+55 21 99762-9550

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page